
Delivery | Etapa 7: Abertura de conta bancária
Existem duas opções principais para o pagamento de salário: conta bancária ou cartão pré pago. O cartão pré pago geralmente é usado nos casos em que os trainees vão ficar por menos tempo no Brasil, já que, no longo prazo, as taxas não compensam.
No caso de abertura de conta, é muito importante acompanhar o trainee até o banco para que ele se sinta mais seguro. Todos os documentos necessários devem ser verificados e providenciados com antecedência.
Os documentos para a abertura de conta bancária variam de banco para banco. Antes de abrir a conta bancária, entre em contato com algumas agências para verificar os documentos necessários. Em geral, os documentos solicitados são os seguintes:
-
RNE (em alguns casos, o passaporte é aceito).
-
CPF.
-
Comprovante de renda. Em geral, é um certificado de bolsa auxílio do estágio.
-
Comprovante de residência. Na maioria dos casos, o trainee não tem nenhuma conta em seu nome para utilizar como comprovante de residência. Sendo assim, é necessário verificar se o banco aceita que seja utilizada uma declaração de residência. A declaração de residência é um documento que deve ser assinado pelo host declarando que o trainee reside no mesmo local que ele(a). A declaração de residência deve ser acompanhada de um comprovante de residência do host. Você encontra um modelo de declaração de residência clicando aqui.
Após a conta bancária estar pronta, não se esqueça de passar as informações para o time de finanças. É muito importante garantir que o corner entre iGIP e finanças esteja bem estruturado. Qualquer falha de comunicação ou de gestão da informação pode gerar problemas com os pagamentos, o que gera um grande descontentamento por parte dos trainees.